IADIG - Iguaba Grande

O Talento que o Senhor nos deu, não pertence a nós mesmos.

14-02-2011 19:07

 

Mateus 25: 14-27

Podemos ver esta Palavra também em Lucas 19:12-23

Talento Significa: Grande inteligência, aptidão notável, habilidade, pessoa talentosa.

Nós recebemos do Senhor talentos e o que precisamos entender, que não nos pertence, pertence ao Nosso Senhor.

E o que estamos fazendo com o talento que o Senhor nos deu.

Para entendermos melhor vamos a Palavra: Lucas 19:12-23

Todos nós temos talentos dados por Deus e muitas vezes o que fazemos é enterrar estes talentos ou dons naturais que recebemos, e porque fazemos isto? As situações ou as pessoas que estão ao nosso lado nos fazem desistir dos nossos talentos.

Como Paulo muitas vezes podemos dizer o bem que quero não faço, mas o mau que não quero faço.

Ás vezes não queremos desistir, mas as situações ou as pessoas que estão ao nosso lado  nos fazem acreditar que é muito mais fácil desistir, voltar do meio do caminho, não ir em frente, e nos enganamos e acabamos desistindo.
Mas desistir, enterrar nosso talento, isto não é para nós, e sim para pessoas fracas e nós somos Mais do que Vencedores em Cristo Jesus, a Palavra nos garante.

Não foi fácil a vida de Jesus, sofreu perseguição, foi maltratado, caluniado e imagine vocês se Ele tivesse desistido, tivesse enterrado os seus talentos, se Ele não tivesse ido até o final. Nós com certeza não estaríamos aqui hoje, muitos não teriam sido curados, libertos e salvo, mas Ele não desistiu, foi até o final e nos garantiu a vitória.

A vitória só é dada para quem chega ao final, o premio de campeão só recebe quem não desiste e vai até o final e a coroa da vida só vai receber quem persistir, quem for corajoso e chegar até o final obedecendo e adorando ao Senhor.

Quando enterramos os nossos talentos quantas pessoas perdem com isso, quantas pessoas deixam de ser abençoadas, em 1º lugar nós mesmos e em 2º todas as pessoas que nos cercam como nossos filhos, cônjuges, familiares e amigos e tantos outros.

E você pode estar dizendo mas eu não tenho talento nenhum? Têm sim, todos temos talentos, uns para orar, outros para abraçar, outros para dar uma palavra de ajuda. Se você se calar, se você enterrar seu talento, quantos irão sofrer com isso, principalmente você mesmo.

O Senhor te deu talentos para cuidar da sua família, educar os seus filhos e você não pode desistir. Você vai dar crédito quando dizem para você que não tem mais jeito, que é o fim?
Ou você vai lutar, vai chegar até o final e ver sua família abençoada, salva para gloria de Deus.
Um dia eu ouvi o testemunho de uma mulher que passou por uma situação muito difícil e nesta situação as pessoas diziam para ela desiste, vai ser melhor para você ou enterra o seu talento, isto não vai te levar a lugar nenhum. Ela não desistiu, prosseguiu por mais que era difícil a situação ela prosseguiu e então depois de muitos anos ela pode testemunhar a benção do Senhor sobre a sua família.
Filhos adultos formados, com uma vida profissional definida, casados e muito bem casados e o mais importante podendo dizer eu e a minha casa servimos ao Senhor e sabe o porquê tudo isto ela não desistiu foi até o final, ela não enterrou seu talento.

Como nós queremos chegar ao final? Qual testemunho queremos ter?

Para ser um campeão, um doutor, um pastor precisa pagar o preço.

Às vezes nós olhamos para algumas pessoas e desejamos ser como elas, mas será que nós nos perguntamos qual o preço que esta pessoa tem pagado, para chegar onde elas estão?
Para alcançarmos alguma coisa precisamos pagar o preço e o 1º preço a ser pago é não desistir, persistir, ir até o final independente da situação, independente do que vocês estejam enxergando.

Um médico para ser medico é preciso ser pago um preço, dedicação nos estudos, abrir mãos de muitas coisas, é necessário investir muito dinheiro e assim por diante.
Um pastor precisa obedecer a Palavra do Senhor, dedicar hora no estudo da Palavra, na oração, no jejum, na consagração, é pago um alto preço.
Mas o principal é que  essas pessoas não desistiram, foram até o final e porque fazem isto, porque acreditaram nos seus talentos e não os enterraram.

Não é importante começarmos alguma coisa, o mais importante é terminarmos o que começamos. Chegarmos ao final e assim conquistarmos a vitória. Deus é bom e nos da condição para combater um bom combate e chegarmos até o final da carreira como um vencedor.
Não sei qual é sua situação neste momento, se você começou algo achando que tudo seria diferente, e já se passaram alguns dias, alguns meses ou anos e você já esta achando que nada vai ser diferente, que nada vai mudar e esta quase desistindo.

Eu quero te encorajar a não desistir, o Senhor não nos diz que vai ser fácil, mas sim que a porta é estreita, para recebermos a nossa benção precisamos ir até o final, pagar o preço e não desistir.

Para isso precisa:

Obedecer a Palavra de Deus
Adorá-lo
Honrá-lo
Ser grato a Ele

E não podemos esquecer que para chegar ao final como vitoriosos não devemos enterrar nossos talentos, pois só enterramos o que está morto, e os nossos talentos não estão mortos, pode ser que estejam adormecidos, precisam ser despertados.

Use o seu talento para ser abençoado e para abençoar outras pessoas.
Você é uma benção, e não tem porque desistir, vamos persistir naquilo que o Senhor nos chamou para sermos:
O Senhor nos chamou para adorarmos, para amá-lo, para honrá-lo e para sermos servos.
E quando chegar, aquele grande dia o Senhor nos chamará e ouviremos bom servo fiel e receberemos a coroa que foi prometida aos vencedores e nós somos mais que vencedores em Cristo Jesus.
Deus nos presenteou com vários talentos e em gratidão vamos devolvê-lo muitas vezes mais e com isso a nossa vida vai ser de vitória em nome de Jesus.

Sejam fieis ao seu Senhor e aos seus princípios.

Ame ao Senhor, seja obediente a sua Palavra e as portas dos céus vos serão abertas.

Deus abençoe.

Pastor Thiago da Rocha.

 

Voltar

Procurar no site

Pr.Reynaldo Aécio Bonfim © 2010 Todos os direitos reservados.